segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Exercício 4 - Espaço, Corte e Luz - Continuação

   Nesta aula, levamos nossas caixas pra visualizá-las utilizando a calota solar, um instrumento que nos permite verificar a iluminação no ambiente, em diferente horas do dia, em todas as estações do ano. Assim, percebi que na minha caixa, graças à iluminação somente zenital, não haveria luz no Inverno nem o sol da manhã no Verão. Por isso, fiz algumas modificações, em casa.
   Primeiramente, fiz duas aberturas na lateral da caixa (uma em cada "andar") e duas aberturas zenitais, também próximas à essa lateral. Assim, durante o Verão, teríamos sol durante toda a manhã, conforme o desenho e a imagem.



   Depois, fiz cinco aberturas (com caixinhas de fósforo) na parede de trás da caixa, para que a luz solar entrasse no ambiente, durante o dia todo, apenas no Inverno.






   Por fim, mais uma experiência sobre efeitos. Transformei três pedaços de papel manteiga em cilindros, que atravessavam os dois andares do ambiente. Assim, a luz que entrava zenitalmente neles, iluminava o andar superior e criava círculos de luz no piso do andar inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário