segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Fundação Iberê Camargo e Jockey Club

   Na última sexta-feira, tivemos a oportunidade de visitar a Fundação Iberê Camargo e o Jockey Club do Rio Grande do Sul.

   Na Fundação Iberê Camargo, fizemos o caminho inverso ao das pessoas que vão visitar as exposições. Começamos a visita pelo último andar, como álvaro Siza, o arquiteto português que projetou o edifício, considera a melhor maneira de observar a arquitetura do local.
   Nos chamou a atenção o fato de tudo lá dentro ter um motivo, até mesmo os pequenos detalhes. Desde o sistema de ventilação até a iluminação, tudo foi cuidadosamente planejado por Siza, a começar pelo fato de a construção ter pouquissímas janelas para o exterior, pois devemos observar o espaço internamente, sem nos distrair com a paisagem externa. E quando há aberturas, estas são muito bem planejadas e em diferentes formatos.

   Também chama a atenção, os vários vãos espalhados pelo prédio, tanto entre o chão e a parede, quanto entre o chão e o teto. Estes vão servem tanto para a iluminação, quanto para dar a impressão que a parede está "flutuando". A iluminação zenital também está muito presente nesta obra, em variados formatos, desde a luz focada até a luz difusa.
Vão para iluminação


Iluminação zenital

Iluminação lateral
Iluminação zenital difusa
   Nesta última imagem, também observamos a existência de pilares em formato de T e L, assim como nas nossas maquetes do Exercício 5.
Vista externa da Fundação

Cadeiras assinadas pelo próprio Siza
  

   Já no Jockey Club, reparamos que, ao contrário da Fundação Iberê Camargo, esta obra tem uma grande parte envidraçada, que nos proporciona uma grandiosa vista externa. À noite, muitas luzes são acesas, de modo a parecer uma caixa iluminada.


   Para sustentar a grande cobertura do edifício e das arquibancadas, são utilizados tirantes, capazes de suportar esforços de tração.
Tirantes


Brises



  
   Infelizmente, no Jockey Club nos chama a atenção um certo descaso com o local (através de fios soltos, paredes de tijolo aparentes, pintura descascada, etc), principalmente se comparado com a nossa estada anterior na Fundação Iberê Camargo.

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