sábado, 13 de agosto de 2011

Exercício 1: Dobraduras

   Na primeira aula de Maquetes (10/08/2011), fomos primeiramente introduzidos à disciplina. Observamos maquetes feitas por alunos, em semestres anteriores, em diferentes escalas (o tamanho do calunga - "boneco" usado em maquetes - pode, por exemplo dar diferentes utilidades a um projeto),  e etapas de desenvolvimento (muitas maquetes são produzidas entre o início e a conclusão de um projeto). Entendemos, também, a importância da maquete; através dela obeservamos tridimensionalmente o projeto, além de ser relativamente mais fácil para leigos entenderem uma maquete do que desenhos cheios de informações e medidas.

    Depois, partimos para a parte prática, fazendo dobraduras em papel sulfite A4 em formato quadrado. Antes de começar a dobrar, assistimos vídeos práticos. Na primeira ( http://www.dezeenscreen.com/2011/07/26/folding-techniques-for-designers-spans-and-parabolas/ ), dobramos o papel em 8 partes e depois em triângulos. A seguir, apertamos as marcações, criando vãos e "montanhas". Ao lado do meu, utilizei um calunga pequeno, fazendo com que a dobradura parecesse um centro de posições, por exemplo (direita na imagem). Tive um pouco de dificuldade no começo, pois não tinha marcado muito bem a folha, mas com a ajuda da monitora, consegui terminar a dobradura.

   Na segunda dobradura ( http://www.dezeenscreen.com/2011/07/26/folding-techniques-for-designers-v-pleats/ ), criamos pregas em "v" na folha (imagem à esquerda). Este exercício foi mais fácil pra mim. Tive uma pequena dificuldade, apenas, em lembrar que lado do papel eu já tinha marcado (era necessário marcar bem os dois lados) e pudemos imaginar algumas utilidades, desde objetos de decoração até árvores de natal.


  O que achei mais interessante nas dobraduras foi a inúmera quantidade de significados que poderíamos imaginar para elas. Discutimos eles na aula, e apareceram diversas opiniões diferentes, algumas muito originais.

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