sábado, 27 de agosto de 2011

Exercício 3 - Expaço x Luz

   Na terceira aula de Maquetes (24/08/2011), trabalhamos com a relação entre espaço e luz. Primeiramente, vimos slides com obras que comprovavam que a iluminação pode muito bem passar de apenas um elemento secundário em um ambiente para o elemento principal.
   A partir disso, deveríamos desenvolver ideias de como utilizar a luz num ambiente. Para isso, usamos uma caixa de sapato com uma de suas paredes removidas, para possibilitar várias trocas e em uma das laterais da caixa, colocamos um olho mágico, para observar o interior dela. Também deveríamos desenvolver a noção de escala, dentro do espaço, utilizando objetos.

   Na minha primeira criação, encapei a parede de trás com papel roxo, e cortei vários círculos na parede removível, além de cobrí-la externamente com papel celofane rosa. Utilizei uma cama e uma penteadeira, para dar uma ideia da dimensão do espaço. Nesta primeira imagem, utilizei a luz natural.
  
    Na minha segunda criação, forrei a parede de trás com papel verde e novamente utilizei pequenos móveis para dar a noção de escala. Na parede removível, fiz cortes horizontais, que lembram uma persiana semi-aberta.



    Na terceira criação, no lugar de uma parede removível, utilizei um plástico-bolha, pra representar uma parede transparente, mas com textura. Além de toda luminosidade, forrei a caixa com cores claras, e coloquei imagens nas paredes, para representar um local para mostras e exposições. Os calungas pequenos demonstram a amplitude do ambiente.

   Para terminar, forrei a caixa com um papel metalizado prata, e coloquei uma parede com quatro aberturas retangulares. Fui modificando a cor do papel celofane que forrava o exterior das janelas, para demonstrar como uma simples mudança de cor pode fazer muita diferença em um ambiente.



   Minhas maiores  dificuldades nesse exercício foram achar a iluminação ideal e tirar as fotos sem a imagem parecer desfocada, por causa do olho mágico. Como o tempo estava nublado, tive que utilizar iluminação artificial na maioria das imagens.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário